segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Plano de Aula - Projeto


Plano de Aula



TEMA: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

DADOS


Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental João Pessoa
Professora Adriana Zafanelli Bolzan
Duração da atividade: 5 dias de aula com 4 horas cada
[X] Ensino Fundamental                                          Ano
Conteúdos: Conhecer o meio ambiente para preservar, cuidados com higiene, conscientização e solidariedade; revisão formação de palavras, frases, textos, ditados, leitura oral, revisão das famílias silábicas, dezenas, cálculos, problemas com dinheiro.
Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa, Artes, Matemática e Ciências.



Objetivos


Objetivo Geral

·        Possibilitar a identificação das características do meio social e a relação dele com o espaço, desenvolver atitudes de respeito mutuo e com a natureza.


Objetivos específicos:

·  Ampliar o conhecimento da natureza que o cerca e o questionamento dos diferentes modos de intervir, utilizar e preservar a natureza.
·  Oportunizar uma vivência de diferentes formas de leitura, expressão oral e escrita e para que possa expressar de forma criativa e clara os diversos temas a serem estudados.
·  Promover a construção integrada dos conhecimentos matemáticos, desenvolvendo o pensamento e o raciocínio lógico, critico e criativo, para resolução de problemas.
·  Desenvolver gradualmente competências em relação a linguagem e raciocínio lógico, possibilitando compreensão e resolver problemas da vida cotidiana.


Metodologia


Para desenvolver esses planos de aula estão no blog: http://educacaoambiental-drica.blogspot.com/ materiais didáticos e dicas que ampliam e explicam os objetivos do tema: Educação Ambiental.

         Aula 1

1.1        A sala deve ficar organizada em um semi-círculo. Conversação “como a natureza esta representada em nossa cidade”. Inicio uma historia. Tema Transversal / Coleção Meio Ambiente: “Muito prazer meu nome é Gaia” e a outra história “Verde que te quero verde”.
1.2       Realização de um texto coletivo “Meio ambiente em nossa cidade. Apartir das perguntas sobre tudo que falaram e registraram no quadro. Leitura coletiva.
1.3       Desenho dos elementos das histórias.
1.4       Ditado com as palavras do texto.
1.5       Resolver problemas com $ (dinheiro) compras em uma feira.

    
        Aula 2

      2.1    Conversação da importância da água e higiene pessoal.
      2.2    Contar a história da Coleção Meio Ambiente: “Água,     Fonte       da Vida”.
2.3      Realizar um texto coletivo: “Água e sua importância”.    Com perguntas feitas aos alunos sobre o assunto conversado. Leitura coletiva.
      2.4    Com palavras do texto separar as sílabas de modo certo.
2.5       Ligar quantidade a desenhos e identificar unidade e  dezena.
2.6         Fazer 6 frases com palavras tiradas do texto.


      Aula 3

 3.1 Conversação e mostrar o vídeo Praça central do Município de São Sepé – RS http://www.youtube.com/watch?v=a9m_p3CPnm8 e  http://www.youtube.com/watch?v=gSqzauwvL8U  em um data show.
3.2  Após fazer uma reflexão com relação ao que eles viram e comentem realizando registros no caderno.
 3.3  Listar maneiras de conscientização das pessoas. Confeccionar em uma folha uma frase de conscientização e montar uma colcha de frases e expor na entrada ou saguão da escola. Juntar a está colcha alguns desenhos da turma.
 3.4  Ir até a Praça Central do Município de São Sepé - RS levar lanche e água. (Registro do passeio está no blog com fotos originais e modificadas no gimp) https://picasaweb.google.com/100858897218483619902/12DeNovembroDe201102# .

      
      Aula 4

  4.1 Contar história da Coleção Meio Ambiente: “Que calor” (narrada através do audacity e gravada em um cd) http://www.archive.org/details/Aula4HistriaContada


4.2  Realizar conversação sobre como podemos amenizar o calor onde moramos e realizar um texto coletivo. Leitura coletiva.
  4.3  Desenhar sua casa ou sua rua com muitas árvores.
  4.4  Fazer plantio de mudas de arbustos em vasos para colocar na entrada da escola com ajuda dos alunos.
  4.5  Confeccionar um cartaz incentivando o plantio de árvores e seus cuidados.
  4.6  Reconhecer a seqüência dos números de 1 a 100 em folha impressa e junto com espaços vazios qual é o vizinho que está faltando.
  
     Aula 5

  5.1 Contar as histórias: “Socorro! Quero respirar ar puro” e “ SOS Planeta Terra”.
  5.2 Realizar um texto coletivo com opiniões sobre as histórias  e registrar no caderno .
  5.3  Desenho livre sobre as histórias narradas.
  5.4  Responder:
      O que posso fazer para ajudar o Planeta?
      Só plantar árvores resolve? Refletir e citar possibilidades de mudanças de atitudes.
  5.5   Confeccionar com eles o brinquedo: Bolinhas de Sabão e suas variedades. (Do livro Barangandão Arco-Íris. Adelsin).
  5.6   Resolver atividade de soma com material concreto de uma folha impressa.
  5.7   Reunir os alunos para analisar as atividades da semana. Fazer um cartaz com o tema” A importância da natureza” e expor no saguão da escola.

  


Recursos


 Aula 1 -  Livros de história, folha de oficio, lápis de cor.
 Aula 2 – Livro  de história, lápis de cor, folha de oficio.
 Aula 3 – Vídeo, data show, folha de oficio, papel pardo, lápis de cor, visita a Praça Municipal de São Sepé – RS.
 Aula 4 – Livro de história, folha de oficio, lápis de cor, mudas de arbustos, terra, adubos e vasos, rádio com cd e o cd com a história contada por mim.
 Aula 5 – Livros de historias, folha de ofícios, lápis de cor e matérias para confecção do brinquedo: potes, canudinhos, pedaços de arames finos, lava louça e barbante fino.




Avaliação


O projeto será considerado satisfatório se houver a participação e envolvimento nas atividades, expressão escrita e oral, raciocínio e senso critico com opinião. Nos trabalhos realizados e na reflexão final com a ampliação dos conhecimentos sobre o meio ambiente e todas atitudes que ajudem a conservação do mesmo.


Bibliografia



ADELSIN – Barangandão Arco – Iris – 36 brinquedos inventados por meninos e meninas, PNLD 2010/2011/2012, Editora Peirópolis. 88 pág.

CARPANEDA, Isabella Pessoa de Melo. BRAGANÇA, Angiolina Domanico. Porta Aberta – Letramento e alfabetização lingüística, 2º ano, Editora FTD S.A., PNLD 2010/2011/2012, 1ª ED. – 2008, São Paulo.

Livro: Projeto Pitanguá Ciências – Organizadora: Editora Moderna, Obra coletiva concedida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna, 2ª Serie.

REAME, Eliane. MONTENEGRO, Priscila. Linguagens da Matemática, 2º ano, Editora Saraiva, PNLD 2010/2011/2012, 1ª Ed. – 2008, São Paulo.

Temas Transversais Meio Ambiente – Coleção Meio Ambiente, Editora Novas Ideias.


Links pesquisados:





















Nenhum comentário:

Postar um comentário